A mamografia digital é mais precisa do que a mamografia convencional em mulheres mais jovens e com mamas densas. O Exame é indicado para a prevenção e o rastreamento do câncer de mama. Devendo ser feita a partir dos 40 anos, anualmente. Também é indicada como avaliação de alguma dor, presença de nódulo palpável ou alterações na aparência da mama. Cada incidência mamográfica dura apenas alguns segundos.
Existem dois tipos de mamografia:
- Mamografia Diagnóstica.
Avalia a possibilidades de ter massas ou calcificações nas mamas. Muitas vezes as anomalias (lesões) têm uma grande probabilidade de serem benignas -não cancerosas. Quando apresentam características suspeitas de malignidade câncer. - Mamografia Preventiva.
Exame de rotina que serve para analisar se existem pequenos nódulos não palpáveis em autoexame ou exame médico. A descoberta precoce do câncer mamário aumenta as chances de cura.
O procedimento também tem aplicação em pediatria, para acompanhar o crescimento da criança e do adolescente.
A densitometria óssea dura em média cinco minutos para coluna e fêmur e dez minutos para corpo total. O exame é contra indicado em gestantes, por causa, da exposição ao raio X.