Neste exame o campo magnético é produzido por um supercondutor de eletricidade que trabalha a temperatura próximas ou iguais à 0º Kelvin ( -273º C) obtida por meio de gás criogênico de nitrogênio e hélio líquido. A esta temperatura, certos materiais oferecem baixíssima resistência a corrente elétrica. Este equipamento tem alto poder de força, produzindo elevados graus de ressonância.
Este modelo devido a grande estabilidade do campo realiza angiografias por RM com grande resolução de imagem e exames funcionais principalmente na área de neurologia e musculoesquelético.
Já o equipamento de Campo Aberto possui um imã permanente, ele é bastante pesado e econômico, e possui um campo de 0,35 Tesla. Isto faz com que o equipamento seja aberto dos três lados oferecendo as seguintes vantagens – não existe o problema da claustrofobia; maior comodidade para o paciente, não precisa ser removido do túnel para aplicação de Gadolínio (contraste paramagnético; acesso fácil ao paciente); sem contar que a máquina suporta 200 kg. Por possuir campo magnético baixo, não significa perda de qualidade de imagem.